Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

CARTA AO LEITOR

MARIANA IWAKURA EDITORA-CHEFE MARIANAIWAKURA MARI_IWAK

Toda virada de ano causa, querendo ou não, um momento de reflexão: o que eu fiz até aqui? O que quero para o ano que vem? Esta, de 2021 para 2022, é especial. Se cada um fizer uma lista para responder à primeira pergunta, vai encher uma página. Claro, vêm à mente todas as provações, o isolamento, o luto. Mas também as transformações, a resiliência e a solidariedade. É com tudo isso que a gente olha para a segunda pergunta e planeja como ter uma vida mais plena, alegre e saudável, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.

Do nosso lado, também entramos em uma nova fase: a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios completa 33 anos em dezembro. Eu estou aqui há quase 12 e já vi muitos aspectos do empreendedorismo mudarem. Mas nada foi tão intenso (e, muitas vezes, chocante) quanto a pandemia de covid-19. Nós, a equipe de PEGN, temos muito orgulho de termos estado ao lado do empreendedor em uma fase tão desafiadora, que ainda não terminou. E continuaremos comprometidos em reportar tudo o que for relevante para as pessoas que lideram micro, pequenas e médias empresas no Brasil. Temos a tradição de mais de três décadas, mas nunca vamos deixar de inovar.

Falando nisso, a edição que você tem em mãos – em vigor nos meses de dezembro e janeiro – já se tornou tradicional. Listamos 100 ferramentas que ajudam os negócios a serem mais digitais e eficientes. Do comércio eletrônico à logística, da gestão de pessoas à experiência do cliente, essas plataformas ajudam empresas de todos os tamanhos e setores. Consulte, compare e adote as soluções que têm potencial para transformar seu negócio em 2022 (e, se você planeja abrir um agora, já sabe como começar bem).

Também mostramos, em um belo ensaio fotográfico, as empresas que apostam no verão, com todo o turismo, o calor e a animação da estação, para crescer. Nas páginas laranjas, André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising, mostra como as franquias se prepararam para encarar os desafios do ano que está começando – e que, esperamos, será o palco do “pós-pandemia”.

Os novos tempos não serão fáceis. Mas estaremos junto com os empreendedores, ajudando a construir grandes negócios. Feliz Ano Novo para você, sua família e sua equipe. Um abraço,

SUMÁRIO

pt-br

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281479279696793

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.