Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

CARTA AO LEITOR

MARIANA IWAKURA EDITORA-CHEFE MARIANAIWAKURA @MARI_IWAK

Práticas sustentáveis que garantem economia na produção. Um novo sistema de gestão. Um formato de negócio que permite a expansão da marca. Tecnologia para otimizar processos. Todas essas mudanças vêm pelas mãos de uma nova geração nos negócios. Eles são filhos, netos, até bisnetos de fundadores. Estudaram, se prepararam, adquiriram experiência fora da empresa da família. Na reportagem de capa deste mês, você confere algumas dessas histórias. Também lê o depoimento da fundadora ou do fundador – da pessoa que criou a empresa e, agora, desenha os caminhos para a transferência de poder. Tudo acompanhado da análise e das dicas dos especialistas sobre governança corporativa, sucessão e formação de conselhos. É fácil? Não. As conversas entre familiares são duras e há muitas resistências para superar. Mas essas narrativas mostram que é possível inovar em empresas longevas e tradicionais, com bons resultados para todos.

Inovação está bastante presente nesta edição. Uma reportagem especial mostra quem está criando tecnologia social nas favelas e periferias do Brasil. São empreendedores que usam a falta como motivação para criar – soluções de delivery, escolas digitais, softwares de gestão, apps para conectar doadores a quem precisa receber. “Favela é potência, não é carência”, resume Celso Athayde, fundador da Cufa e CEO da Favela Holding. Também revelamos, em outra matéria, o que as empresas de turismo estão criando para atrair novamente o público que se dispersou na pandemia.

Por fim, em uma entrevista exclusiva, Brian Requarth, que fundou e vendeu o site VivaReal, tornou-se empreendedor serial e investidor em múltiplos negócios, diz por que enxerga no Brasil e na América Latina um grande celeiro de startups. O ecossistema que ele criou, a Latitud, mira especificamente os founders dessa região. Para ele, nunca houve melhor momento para empreender por aqui.

Aproveite a leitura. Um abraço e fique bem,

SUMÁRIO

pt-br

2022-05-05T07:00:00.0000000Z

2022-05-05T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281479279995525

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.