Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

CARTA AO LEITOR

MARIANA IWAKURA EDITORA-CHEFE MARIANAIWAKURA @MARI_IWAK

Alta nos insumos, queda no poder de compra, gasolina nas alturas, e o dólar nem se fala. Sem contar o cansaço pós(?)-pandemia da equipe, aquele burnout à espreita. O mercado não para, concorrentes correndo por fora, clientes que demandam inovação. A pergunta que não sai da cabeça do empreendedor é: como, afinal, fazer mais com menos?

A resposta, como você confere na reportagem de capa deste mês, pode estar muito mais próxima do que parece. Trazemos, por exemplo, algumas táticas de negociação para diminuir gastos com o ponto comercial ou com a compra de matéria-prima. Mostramos como uma empresa usa a tecnologia para reduzir perdas e economizar com armazenamento e entrega de mercadorias. Em outro negócio, mudanças na gestão da equipe levaram a maior produtividade. Ou seja, as soluções estão ao alcance – e ajudam não só a colocar as contas no azul, mas a ter uma boa margem de lucro.

Falando em lucro, revelamos, em uma reportagem especial, quem são os franqueados que estão aproveitando novas oportunidades. Eles abrem negócios em condomínios ou escolas, empreendem em casa e investem em franquias de repasse. Encontram nichos e formatos rentáveis até mesmo em mercados ultracompetitivos.

Mas, se você busca uma chance fora do Brasil, não pode perder a matéria que fizemos in loco na Estônia. O pequeno país do nordeste europeu se orgulha das suas startups – entre elas, alguns unicórnios – e investiu em um programa de e-residency que permite a estrangeiros empreender por lá. As vantagens? Um ecossistema altamente digitalizado (até a burocracia é) e uma porta para a União Europeia.

Agora, se você não consegue se organizar e decidir o que fazer primeiro – cortar custos? Internacionalizar? Identificar oportunidades? –, lá no fim da revista tem dicas para gerenciar melhor o tempo. Sei bem que não está fácil, e estamos aqui para te ajudar.

Um abraço e fique bem,

SUMÁRIO

pt-br

2022-07-28T07:00:00.0000000Z

2022-07-28T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281479280163619

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.