Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

ARTIGO IGOR TASIC

Curadores, criadores e conectores irão usar o novo espaço para propor soluções para problemas reais

TEXTO IGOR TASIC ILUSTRAÇÃO EVA UVIEDO IGOR TASIC É FUNDADOR E CEO DA META VENTURES, CONSULTORIA DEDICADA AO METAVERSO, E MEMBRO DO EUROPEAN DIGITAL LEADERS, DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Inovar é humano. Nosso DNA evoluiu para criarmos e buscarmos soluções para problemas. No metaverso, isso não será diferente.

Se pensarmos no curto-médio prazo, esse novo espaço criará oportunidades para inovar em três grandes blocos, os três Cs: os curadores, os criadores e os conectores.

CURADORES

O atual metaverso carece de uma boa curadoria em massa. Curadoria como a dos museus. Pessoas que pesquisam, interpretam e conectam os pontos, criando experiências significativas.

Por exemplo: para um cliente, criamos uma experiência de treinamento imersiva que incluiu não apenas um espaço de trabalho em realidade virtual (com pessoas do mundo inteiro), mas também uma experiência social relacionada à natureza. Tudo junto e misturado, graças à tecnologia. Isso cria valor, é novo. É aqui que a criatividade e a engenhosidade humana brilham.

CRIADORES

Todas essas experiências curadas exigirão produção tanto de conteúdo como

de tecnologia. Designers, desenvolvedores, escritores que, coletivamente, podem dar sentido às experiências serão muito requisitados.

Não se trata de desenvolvimento de jogos ou roteiros de cinema, mas sim de sentir para onde um grupo de clientes específico está indo ou quais inovações está exigindo; e de construir novos produtos digitais que possam ser consumidos tanto no espaço digital (por exemplo, uma experiência de fitness) como conectados ao mundo físico (uma comunidade de fitness).

Se pensarmos apenas no que as realidades virtual e aumentada podem fazer pela educação das crianças, conseguiremos simplesmente revolucionar a forma como pensamos sobre conteúdos. Poderemos melhorar drasticamente a retenção, acelerar o aprendizado, envolver as crianças no processo criativo real enquanto as ensinamos a usar a tecnologia de forma construtiva e positiva, e não apenas como consumidores passivos.

CONECTORES

Mais uma vez, o papel das comunidades será vital na criação de valor no metaverso. Aqui a questão é menos os “DAOs” (organizações autônomas descentralizadas), mundo cripto etc., e mais a escuta à moda antiga. Democracia e inovação não são deixar as pessoas participarem diretamente de uma decisão dentro de uma comunidade, mas essencialmente permitir que elas sejam ouvidas e possam impactar e criar valor para alguém.

Os futuros profissionais de marketing no metaverso serão principalmente conectores, ouvintes de outras pessoas. Eles não serão “gerentes de comunidade”, pois uma comunidade não pode ser gerenciada. Mas se envolverão em um modo de teste A/B infinito, conectando o que escutam ou observam ativamente.

Trabalhando juntos, os 3Cs do metaverso vão inovar traduzindo tudo isso em soluções para problemas do mundo real, criando espaço de negócios cheios de oportunidades para todos.

SUMÁRIO

pt-br

2022-05-05T07:00:00.0000000Z

2022-05-05T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281509344766597

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.