Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

Tecnologia verde e amarela em Portugal

Especializada em inteligência competitiva, pesquisas de mercado, estudos de big data e desenvolvimento de software, empresa de Uberlândia se preparou para exportar

Fundada na cidade mineira de Uberlândia, em 2009, a XStrategie conquistou sucesso no desenvolvimento de serviços de inteligência competitiva, pesquisas de mercado, estudos de big data e desenvolvimento de software. Com um faturamento anual que ultrapassa R$ 2 milhões, a empresa tem alcançado crescimento na casa dos 10% nos últimos anos.

A XStrategie possui ainda uma plataforma de Gamificação, CRM e Promotor de Vendas, o XBusiness, direcionada para empresas B2B do setor de indústria, distribuição, representantes comerciais e serviços.

São 18 colaboradores fixos e outros 25 atuando por projeto. Desde 2020, todos trabalham de forma remota e distribuída, a partir de diferentes locais do Brasil e mesmo de outros países. “Neste momento temos em torno 40 clientes ativos rodando mais de 50 projetos simultaneamente. Nos últimos cinco anos trabalhamos com algo em torno de 140 clientes com mais de 400 projetos”, relata o sócio fundador, Adelso Tavares.

Ex-executivos de grandes empresas, os sócios da empresa vêm de áreas tão distintas quanto Tecnologia da Informação, Estratégia, Marketing e Vendas. Os projetos não são realizados apenas no Brasil, mas também no exterior, Portugal em especial.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Para alcançar novos mercados, a empresa contou com o suporte da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “O processo foi excepcional”, relata Tavares, que já conhecia a agência antes mesmo de fundar a empresa.

“Em 2018, fomos selecionados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para participar do WebSummit em Portugal, além de sermos convidados pelo evento a apresentar a nossa solução de Produtividade (XBusiness) e Engajamento (XGami) como startup Beta.” Nesse mesmo dia, a Apex entrou em contato, para conhecer melhor a solução.

Desse contato, surgiu o convite para participar do Programa de Internacionalização da agência. “Tínhamos reuniões periódicas com os técnicos da ApexBrasil, que nos passavam metodologias e atividades que tínhamos que desenvolver e entregar no próximo encontro”, relata.

“Todo esse processo durou alguns meses, os quais nos levaram a refletir realmente a respeito do processo de internacionalização e de todos os aspectos que envolvem uma empreitada como essa.”

Ao final, a empresa se mostrou bem posicionada para explorar novos mercados. Ajudou o fato de a XStrategie ter contado também com um aporte de R$ 1 milhão do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), crucial para acelerar o desenvolvimento da plataforma da empresa.

“Tínhamos reuniões periódicas com os técnicos da ApexBrasil, que nos passavam metodologias e atividades que tínhamos que desenvolver e entregar” ADELSO TAVARES SÓCIO FUNDADOR DA XTRATEGIE

FRONT END GASTRONOMIA

pt-br

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281625308584857

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.