Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

Da incerteza da pandemia à façanha de dobrar de tamanho

As decisões que fizeram a confeitaria Carlo’s Bakery atravessar um período de incertezas e acelerar seu plano de expansão no Brasil

Em março de 2020, o empresário Marcos Kherlakian estava feliz após abrir a terceira loja da rede Carlo’s Bakery, na capital paulista. Para crescer, ele havia feito empréstimo bancário – e a receita extra com a nova loja seria suficiente para pagar as parcelas do financiamento. Foi então que a pandemia chegou, veio o lockdown e o faturamento despencou.

“Passei várias noites sem dormir”, recorda o empresário. “Não sabia como ia conseguir pagar o banco, os fornecedores, os funcionários.” Naquele momento, a empresa tinha 120 colaboradores, e Kherlakian temeu pela continuidade do negócio. Mas a Carlo’s Bakery não só conseguiu atravessar o pior momento da pandemia como retomou seu plano de expansão e já dobrou de tamanho em relação a 2019.

Uma das iniciativas que mais contribuíram nesse sentido foi a operação de delivery, que havia sido iniciada antes da pandemia, por insistência do filho de Kherlakian, também chamado Marcos. “Ele tinha me convencido a trabalharmos com entregas, oferecendo a mesma experiência encantadora das lojas”, recorda o pai. No período de lockdown, essa operação manteve perto de 30% da receita.

A empresa também renegociou o empréstimo bancário, obtendo carência de seis meses para voltar a pagar as parcelas e extensão do prazo do financiamento até 2025. E utilizou os instrumentos previstos no Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm 2021) para manter o contrato de trabalho de sua equipe bem treinada.

Como resultado, não fez nenhuma demissão na pandemia. Pelo contrário: após a reabertura do comércio, a Carlo’s Bakery retomou seu projeto de expansão, aproveitando a vacância em shopping centers para garimpar bons pontos visando à abertura de novas lojas.

Desde então, já inaugurou mais quatro unidades, totalizando sete estabelecimentos na Grande São Paulo. E o número de colaboradores chegou a 180. Ainda este ano, deve abrir mais duas unidades – e já planeja novas lojas no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Carlo’s Bakery é uma das confeitarias mais famosas do mundo. Fundada nos Estados Unidos em 1910, tornou-se uma potência nas mãos do confeiteiro Bartolo Valastro Jr., o Buddy, que assumiu o negócio da família em 1994, aos 17 anos de idade.

Dono de um enorme talento como confeiteiro e empresário, Buddy tornou-se mundialmente conhecido ao estrelar o reality show Cake Boss, na TV a cabo, exibido em mais de 200 países. Em 2016, ele decidiu trazer sua marca para o Brasil e convidou Kherlakian para ser seu parceiro nessa empreitada.

A exemplo da rede americana, a operação brasileira também é um negócio de família. Marcos é o CEO. Sua esposa, Milah, toca toda a parte operacional; Marcos Filho cuida do financeiro e do delivery; e a filha Mariana é responsável pelo marketing e pelo treinamento dos funcionários. A caçula, Maina, faz faculdade de gastronomia e deve se integrar ao negócio no futuro.

A qualidade dos produtos, a seleção dos melhores pontos de venda e a identificação dos clientes com a marca são diferenciais competitivos fundamentais, que ajudaram a sustentar a demanda durante a pandemia e que têm alavancado o crescimento do negócio desde então.

FRONT END | SERVIÇOS

pt-br

2022-07-28T07:00:00.0000000Z

2022-07-28T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281689733561123

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.