Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

“Não dá para falar em meritocracia em um país com tantas desigualdades”

Para Rachel Maia, consultora e conselheira com 28 anos de carreira, as pessoas também querem ser representadas nas posições de liderança

Quais as vantagens, para as organizações, de buscar a diversidade em seus quadros?

Equipes que contam com diversidade e são mais inclusivas têm naturalmente mais chances de criar novas respostas e fazer questionamentos diferentes que, no mínimo, levem à reflexão. Adicionalmente, as empresas já entenderam que os consumidores irão considerar cada vez mais a representatividade. As pessoas querem se reconhecer ou identificar com as marcas dos produtos e serviços que elas consomem. Esse será o fator decisivo para ser escolhido ou não entre as marcas disponíveis nas prateleiras. Esse é o futuro! E não basta mais ter diversidade apenas nos desfiles de moda, na publicidade, no merchandising e na base da pirâmide. As pessoas também querem ser representadas nas posições de liderança, entre as pessoas que decidem.

As empresas brasileiras vêm enfrentando a questão do racismo dentro das corporações?

A sociedade de forma geral e o ambiente corporativo precisam passar por um processo de letramento social para entender mais sobre o tema. Existem muitas violências veladas que acontecem todos os dias, e nem temos consciência. A partir da vontade de aprender, por meio de uma escuta ativa, do respeito pelo próximo e da responsabilidade histórica, podemos acelerar o processo de desconstrução dessas estruturas tão agressivas e excludentes criadas ao longo de mais de 300 anos de escravização no Brasil.

Como as organizações podem agir para possibilitar que a diversidade alcance os altos postos de gestão?

Para a diversidade alcançar voos precisaremos querer fazer acontecer, treinar e desenvolver pessoas que passaram a maior parte da vida — como, por exemplo, todo o ensino médio — à margem do sistema. O mundo corporativo precisa entender que não dá para falar em meritocracia em uma país com tantas desigualdades sociais. As pessoas não estão partindo do mesmo nível.

AO LEITOR

pt-br

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282565906070063

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.