Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

Carrefour Brasil apresenta agenda de compromissos pela diversidade

Fórum #Juntosparatransformar reafirma as bandeiras históricas da companhia e lança o conjunto de ações que a empresa vem adotando para combater o preconceito e a discriminação

Em 19 de novembro de 2020, João

Alberto Silveira Freitas, negro, de 40 anos, foi espancado até a morte por dois seguranças que atuavam no Carrefour em Porto Alegre (RS). “O incidente provocou em todos nós da empresa um sentimento de indignação e revolta” lembrou Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil, logo na abertura do evento Primeiro Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #Juntosparatransformar, realizado pelo Carrefour Brasil no último dia 28.

“Como sempre fazemos, assumimos nossa responsabilidade imediatamente, afastamos responsáveis, adequamos processos e reavaliamos nosso treinamento. Mas fomos além disso.” Durante toda a primeira parte do evento, diferentes líderes da companhia se apresentaram para reafirmar os compromissos da companhia e apresentar o conjunto de ações que ela vem adotando para combater o racismo.

Uma dessas medidas foi criar uma

cláusula antirracismo, que será aplicada a todos os contratos comerciais e de trabalho. “É preciso garantir que os parceiros também estejam alinhados com a pauta de diversidade. Iniciaremos um diálogo com todos, a fim de entender suas práticas em todos os temas de diversidade”, explicou Yen Wang, CEO do Carrefour Property. “Nossa liderança está engajada em promover essas iniciativas.”

Aceleração de carreira

Outra iniciativa (leia mais no quadro) foi apresentada por Stephane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais do Carrefour Brasil. “Vamos oferecer a aceleração de carreira para mais de 500 negros e negras por ano”, disse ele, para depois relembrar outras agendas da companhia. “Queremos liderar a transição alimentar para o futuro. Também temos um papel na economia circular. E no ano passado distribuímos mais de 600 mil cestas básicas.”

O vice-presidente de Recursos Humanos, João Senise, informou que o grupo criou um Comitê Externo de Livre Expressão sobre a Diversidade e Inclusão, que sugeriu uma série de mudanças, incluindo o fim da terceirização do serviço de segurança interna das lojas. O Carrefour Brasil agora trabalha com profissionais com um perfil mais acolhedor e valoriza mulheres e negros. Também prevê implementar sistemas de câmeras de corpo, integradas às câmeras tradicionais de monitoramento, a fim de reduzir a necessidade de abordagens pessoais.

“Nossa operação alcança 400 mil pessoas. Outras milhares passam pelas nossas lojas todos os dias. Quando nossa operação se transforma, uma parte do País é impactada junto”, declarou Senise. “Queremos ter colegas negros e negras sentados conosco em cargos de liderança, em todas as organizações.”

Novos voos

“No combate ao racismo, somos mais fortes quando trabalhamos juntos”, afirmou Luis Moreno, CEO do Carrefour Varejo. “Ampliamos a contratação de pessoas trans, além de criar um programa para refugiados. Essa é uma luta de todos nós.”

“As pessoas, com suas singularidades, é que garantiram nosso sucesso e irão proporcionar novos voos, mais altos”, declarou, durante o evento, Roberto Müssnich, CEO do Atacadão.

“Para alcançar esses voos mais altos, precisamos garantir a diversidade e as diferenças nos mais de 50 mil colaboradores da família Atacadão”, reforçou o vice-presidente do Atacadão, Marco Oliveira. Carlos Mauad, CEO do Banco Carrefour, finalizou: “Estou contente com nossos avanços e sei que podemos fazer muito mais para garantir a inclusão de todas e todos”.

AO LEITOR

pt-br

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282591675873839

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.