Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

BANHEIRO DE PET

Sócios deixam carreiras em multinacionais para criar acessórios inteligentes para cães

TEXTO PAULO GRATÃO FOTOS SAMUEL ESTEVES

As cachorras Pepa e Lili, da raça Golden Retriever, serviram de inspiração para que o casal Lara Lorga, 34 anos, e Fábio de Carvalho, 35, fundassem a empresa Weasy. Tudo começou em 2016, quando os dois moravam em Niterói (RJ) e trabalhavam em multinacionais. Quando Lara começou a trabalhar em home office alguns dias por semana, passou a ficar incomodada com o odor do xixi dos pets. Para amenizar a situação, o casal revestiu uma bandeja de madeira com lona plástica e conferiu ao conjunto uma inclinação, para que os dejetos fossem diretamente para o ralo. Mais tarde, quando mudaram para São Paulo, inventaram uma nova versão, com uma chapa de alumínio no lugar da madeira.

Convencido por amigos que elogiavam o potencial do produto, o casal decidiu arriscar. Por sugestão do pai de Lara, mudaram a matéria-prima para fibra de vidro e começaram a divulgar a peça em uma plataforma gratuita. No início, não tiveram muita adesão. Foi aí que o casal resolveu gravar um vídeo demonstrativo, que acabou alcançando mais de 3 milhões de visualizações. “Recebi mensagens de 21 países diferentes, com pessoas interessadas no produto”, diz Lara.

Em março de 2017, apostaram mais alto: adquiriram uma pequena fábrica de fibra de vidro em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, por R$ 15 mil. Compraram os materiais, contrataram dois funcionários da empresa que funcionava ali anteriormente e passaram a produzir cerca de 200 peças por mês. A primeira a deixar o emprego foi Lara. Menos de seis meses depois Fábio também pediu demissão, e os dois passaram a se dedicar completamente à empresa.

Em novembro de 2017, eles mudaram a matéria-prima novamente, para um modelo mais sustentável, com polímero reciclado. De acordo com a empreendedora, a pandemia fez com que o faturamento aumentasse 34%. “Em casa o dia inteiro, as pessoas passaram a se incomodar ainda mais com o mau cheiro e perceberam a utilidade de um sanitário inteligente”, diz Lara. Atualmente, 95% das vendas da Weasy são feitas online, por marketplaces e plataforma própria. Em 2020, o faturamento foi de R$ 7,5 milhões.

SUMÁRIO

pt-br

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282630330579503

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.