Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

Inaugurada na Zona Leste paulistana, a Marie Marie Bakery se reinventou na pandemia e aproveitou para tirar do forno um projeto de expansão

TEXTO DANIEL SALLES FOTOS CAMILA CARA

Hoje sinônimo de empreendimentos gastronômicos inventivos, o bairro do Tatuapé, na Zona Leste paulistana, ainda não tinha essa fama em 2014. Foi quando nasceu a Marie Marie Bakery, que pertence às gêmeas Maria Gabriela e Maria Daniela Meneghini, hoje com 46 anos. “Trouxemos muita coisa para o bairro”, diz Maria Daniela, idealizadora do negócio e cinco minutos mais nova que a irmã. Ela se refere à inauguração de vários estabelecimentos elogiados na região, como o restaurante Rios, em 2016, e o Cepa, em 2019. “Muita gente achava que nossa padaria não tinha como dar certo. Diziam: ‘Ninguém na Zona Leste vai querer saber de pães com casca dura’”, lembra ela, adepta da fermentação natural.

O negócio não só fez sucesso no Tatuapé, multiplicando de tamanho cinco vezes, como ganhou uma filial nos Jardins em outubro passado. “O segredo é apresentar novos produtos frequentemente, para manter a curiosidade dos clientes acesa”, recomenda. A expansão em meio à pandemia também se explica pela bem-sucedida adesão ao delivery. “Passamos a entregar em tudo que é bairro”, diz Maria Daniela. Acrescenta que a casa despacha somente os itens que resistem bem ao chacoalhar das motocicletas, a exemplo do bolo de tangerina com cachaça, um hit, e da baguete com carvão ativado.

A padaria não se aliou a aplicativos como iFood e Uber Eats, que abocanham uma porcentagem salgada de cada pedido, e sim à Delivery Direto, que cobra uma mensalidade fixa e se limita ao desenvolvimento de uma plataforma exclusiva. Diariamente, são mantidos de prontidão de três a cinco motoboys. “O delivery agora representa 30% do negócio e jamais será abandonado”, informa a idealizadora, que já tem planos de abrir uma terceira unidade.

Sem revelar quanto fatura, ela conta que terminou 2020 sem nenhuma dívida, mas quase nada de lucro. Isso porque o atendimento presencial na matriz ficou comprometido durante boa parte do ano — na filial, sete vezes menor, não foi diferente. Para este ano, prevê um crescimento de pelo menos 10%.

Inspirado nas versões nova-iorquinas das padarias francesas, o negócio demandou um investimento inicial estimado em R$ 1,1 milhão. O aluguel grátis na matriz é um facilitador e tanto. Explica-se: ocupa um imóvel que pertence ao pai das sócias. À frente da produção de pães, bolos e afins, Maria Daniela graduou-se em engenharia civil antes de se formar em gastronomia pela Anhembi Morumbi, em 2009 — arquiteta de formação, a irmã responde pelo gerenciamento do bem-sucedido negócio.

SUMÁRIO

pt-br

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

2021-06-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282638920514095

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.