Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

CASA, DECORAÇÃO E PRESENTES

EXPERIÊNCIA DIGITAL IMPULSIONA MARCAS, MAS EXIGE ATENÇÃO À JORNADA DO CONSUMIDOR

TEXTO RAQUEL BOCATO ILUSTRAÇÃO HAUS OF RECORDS

Com um panorama desolador do lado de fora, os brasileiros se empenharam em criar um ambiente acolhedor dentro do lar – e que também pudesse fazer as vezes de espaço de trabalho. Tiveram como parceiras as marcas de casa, decoração e presentes, que foram ágeis para atender à distância e, com isso, mantiveram ou aumentaram o faturamento na crise.

Ao mesmo tempo em que negociavam com fornecedores um parcelamento maior para segurar as despesas no curto e no médio prazos, as empresas investiam no ambiente digital, segundo Pedro Almeida, diretor da consultoria Franchise Solutions. Campanhas online, suporte de vendas nas compras pelo site e entrega gratuita foram estratégias para vender.

O diretor de operações da consultoria Inova Franquias, Tarso Cruz, diz que a adoção da experiência digital já era uma tendência e fazia parte do planejamento de muitas marcas. A pandemia fez com que acelerassem o processo de transformação.

A urgência da mudança, no entanto, deixou a desejar para uma parcela de empresas. “Algumas tentativas de implantar e-commerce ou vendas remotas sem preocupação com a experiência do cliente não surtiram o efeito desejado”, diz Cruz. Sites ou aplicativos pouco amigáveis e falta de um trabalho de pós-venda foram obstáculos.

Para os consultores, a tendência é que o segmento continue apresentando resultados positivos. Cruz orienta quem pensa em investir na área: “Vale verificar se a franquia está preparada para as novidades. Atente se trabalha com vendas online. Em caso negativo, que inovações serão implantadas?”.

FIQUE DE OLHO

O aumento da vacinação contra o novo coronavírus deve levar os trabalhadores de volta às empresas, que estudam modelos híbridos de jornada para a retomada. Para o setor, significa que o foco vai ficar dividido entre ambientes residenciais e espaços corporativos, muitos dos quais precisarão ser repaginados. Ganham destaque soluções em mobiliário, layout e decoração para escritórios.

SUMÁRIO

pt-br

2021-10-09T07:00:00.0000000Z

2021-10-09T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282368337823749

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.