Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

CULTURA E LAZER

PROCURA POR ATIVIDADES EM FAMÍLIA E NOVOS NICHOS DE ATUAÇÃO DEVEM IMPULSIONAR NEGÓCIOS

TEXTO RAQUEL BOCATO ILUSTRAÇÃO HAUS OF RECORDS

É verdade que a pandemia chegou como um furacão para o setor, com o cancelamento de eventos, o fechamento de fronteiras e o isolamento social, tornando-o um dos mais prejudicados pelo coronavírus. Empresas faliram, a maior parte viu a receita desaparecer e quem sobreviveu precisou de adaptações – muitas delas devem permanecer.

Entre as que menos sofreram estão as áreas de eventos e de livrarias. O universo digital permitiu às primeiras a realização de congressos e confraternizações à distância, com nova dinâmica e investimento em tecnologia. A venda de livros e revistas, por sua vez, passou para o ambiente virtual.

Já agências de viagens e hotéis, num primeiro momento, conseguiram gerar fluxo de caixa com a comercialização de pacotes futuros, mirando um cenário pós-pandemia. “Com a impossibilidade de viagens internacionais, vimos um deslocamento para locais mais próximos, o bate e volta”, afirma Renato Claro, sócio da Kick Off Consultores, acrescentando que empreendimentos hoteleiros foram muito afetados também pelo alto custo de manutenção de operações.

Espera-se um efeito rebote da crise sanitária e econômica com o aumento das taxas de vacinação. Para Claro, “há enorme demanda reprimida”, e a necessidade de fazer atividades com amigos e família dará impulso a esse mercado.

O diretor da consultoria Franchise Solutions Pedro Almeida também avalia que o setor, “um dos mais castigados, voltará como uma fênix”. Nem por isso dispensa preparação: “[Será preciso] estruturar uma estratégia de captação de clientes e de vendas”.

FIQUE DE OLHO

Vale a pena ter atenção a algumas oportunidades de negócio que despontam com uma mudança de hábitos do consumidor. É o caso de empresas que ofereçam suporte aos pais que trabalham em casa ou em regime híbrido para cuidar dos filhos. “Atividades de entretenimento e lazer podem se beneficiar nessas situações”, afirma o sócio da Kick Off Consultores.

SUMÁRIO

pt-br

2021-10-09T07:00:00.0000000Z

2021-10-09T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282419877431301

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.