Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

COSMÉTICOS, PERFUMARIA E FARMÁCIA

PRODUTOS DE CUIDADOS PESSOAIS E BELEZA ALAVANCAM AS VENDAS DO SETOR

TEXTO RAQUEL BOCATO ILUSTRAÇÃO HAUS OF RECORDS

As pessoas deixaram de sair às ruas, mas continuaram a ser vistas. “Ficaram visualmente mais expostas em reuniões online e isso fez com que enxergassem mais sua aparência”, diz Naiara Corrêa, CEO da consultoria Lemon & Co., acrescentando que isso contribuiu para o aumento das vendas de produtos para pele e cabelos.

Enquanto o consumo de loções e séruns decolava, o de maquiagem caía. Outros artigos viraram prioridade, como creme para rachaduras nos pés, já que, com o lockdown, a ida ao salão não era uma possibilidade.

Farmácias e drogarias, por estarem abertas na pandemia, tiveram vendas maiores. Mas, segundo a especialista, as redes de cosméticos não ficaram para trás porque muitas já haviam se adaptado a modelos multicanais, vários centrados na busca por clientes.

Um dos que puxaram a variação positiva apresentada pelo setor foi o de microfranquias com venda porta a porta, segundo Lucien Newton, fundador da consultoria Loja de Franquia: “Essas em que o franqueado consegue comercializar os produtos e prestar serviços dentro de seu círculo de relacionamento”. Para ele, negócios com custos mais baixos devem ocupar o espaço de lojas que exijam grandes investimentos.

Paralelamente, houve investimento nos canais digitais, especialmente entre as marcas que trabalham com revenda. O reforço chegou por meio de ações em redes sociais e por aplicativos.

Naiara diz que o desafio será manter o ritmo das inovações. “Empresas que souberem lidar com dados poderão se diferenciar e trazer outra tendência: a personalização, como a indicação de produtos conforme os hábitos do consumidor.”

FIQUE DE OLHO

Posicionamentos éticos, atributos orgânicos, propostas veganas e produtos cruelty-free, que não contêm ingredientes testados em animais, dão a tônica das tendências para os próximos anos. O consumidor dará atenção especial para marcas atreladas ao natural e que tenham compromisso com sustentabilidade, comunidades locais e inclusão.

SUMÁRIO

pt-br

2021-10-09T07:00:00.0000000Z

2021-10-09T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/283025467820037

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.