Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

LOGÍSTICA

COBLI

Ferramenta que usa IoT (internet das coisas) e inteligência artificial para tornar a gestão de frotas mais eficiente. Com atualizações a cada cinco segundos, dá ao cliente informações detalhadas sobre os veículos, otimizando jornadas de trabalho, melhorando performances e reduzindo custos com a frota. É possível monitorar pontos como consumo de combustível, o modo que o profissional está dirigindo, dados sobre velocidade, rotas mais eficientes, alertas de manutenção do veículo e localização em tempo real. De olho nesses indicadores, fica mais fácil gerir a frota e melhorar os serviços.

CORREIOS

Mais antigo e tradicional serviço de entrega do Brasil, os Correios atuam como agentes logísticos, entre outros papéis. A empresa disponibiliza soluções como o Sedex Hoje (entrega no mesmo dia), Sedex 10 (chega até às 10h do dia seguinte), envio de encomendas de até 300 g, sem urgência no prazo, e pagamento na entrega, que possibilita que o cliente, como o nome diz, pague na retirada. Também oferece o serviço de logística reversa, útil para devolução de documentos e mercadorias. Para quem tem um volume maior, dispõe de serviço de coleta.

FRETEBRAS

Ferramenta que conecta profissionais de transporte rodoviário de carga – caminhoneiros ou frotistas – que precisam encontrar fretes para rodar, com empresas que têm cargas para colocar na estrada e precisam de serviço especializado. Os clientes usam a plataforma para divulgar os fretes, informando a cidade de origem e o destino. Os caminhoneiros interessados se apresentam e acertam os detalhes. Toda a negociação é realizada dentro do ambiente do Fretebras, sem intermediários.

INTELIPOST

É uma empresa de tecnologia de soluções logísticas voltadas a e-commerces, varejistas, indústrias, marketplaces, operadores logísticos e transportadores. Oferece uma plataforma de administração de fretes – incluindo gestão de despacho, rastreamento de entregas, auditoria de faturas e reembolso dos Correios. Além disso, dispõe de ferramentas de business intelligence (BI) que auxiliam os clientes na redução de custos, possibilitam visibilidade em tempo real das entregas e oferecem opções de integrações personalizadas. A Intelipost favorece a troca de informação entre embarcadores e transportadoras.

JADLOG

É uma plataforma que faz parte da DPDgroup, uma das maiores redes de entregas de encomendas internacionais da Europa. A Jadlog trabalha com soluções de logística e transporte de cargas expressas fracionadas, atendendo principalmente e-commerces. A empresa disponibiliza caminhões, carretas e outros veículos, que coletam e entregam encomendas de qualquer porte, priorizando prazos e segurança. Todo o trajeto pode ser acompanhado. Dispõe, ainda, de serviços como o Jadlog Pickup (clientes podem retirar compras com parceiros), Jadlog Cargo (transporte aéreo) e Jadlog DOC (entrega de documentos).

LALAMOVE

Plataforma de tecnologia que permite entregar de tudo – já que disponibiliza diferentes meios de transporte, como motos, vans, utilitários e carretos. A ferramenta conecta usuários e empresas a motoristas parceiros. É possível incluir até 20 pontos de parada durante a corrida – o que torna viável fazer várias entregas dentro do mesmo trabalho contratado, otimizando o processo. O valor é atualizado na hora em que se adicionam os novos endereços. Os pedidos podem ser rastreados em tempo real na plataforma.

LOGGI

Atua no ramo logístico com cobertura nacional. O serviço possibilita que vendedores de todos os tamanhos aumentem a presença de seus produtos pelo Brasil, o que é bastante importante para quem tem desde pequenas lojas virtuais até e-commerces maiores. A Loggi disponibiliza diferentes tipos de transporte – moto, carro, caminhão – e busca o pacote no endereço combinado para, então, despachá-lo. Todas as encomendas são rastreáveis. A ferramenta também faz entregas para escritórios e para qualquer pessoa que precise mandar determinado item de um ponto a outro.

MANDA BEM

Ajuda quem vende online, seja por e-commerce, seja pelas redes sociais, e não quer se preocupar com as entregas. A plataforma tem funcionalidades que permitem a cotação de preços e a aquisição dos serviços para o gerenciamento da logística e a intermediação entre vendedores e os Correios (para quem não tem contrato com eles). Além disso, administra todos os envios do e-commerce – acompanha o despacho diretamente para o cliente, e oferece frete mais em conta, logística reversa e gestão do fluxo postal (com geração de etiqueta para controle do envio, por exemplo).

UELLO

Oferece soluções para otimizar logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas. A plataforma utiliza tecnologia – com algoritmos de otimização

– e rede colaborativa para disponibilizar serviços de frete urbano. A ferramenta permite acompanhamento e gestão em tempo real e viabiliza rotas bem agrupadas e sequenciadas, o que ajuda a reduzir custos de execução. Com isso, clientes de todos os tamanhos têm acesso a uma rede com 100% de rastreamento em tempo real.

DATA BASE CAPA LOGÍSTICA

pt-br

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282157884529561

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.