Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

OLHA A ONDA

Elas se conheceram em 2001, na faculdade de educação física e nas praias de Ubatuba (SP). De cara, as “gals” se tornaram amigas. A expressão traz referência ao jeito baiano de pronunciar “girls” – meninas, em inglês – e também ao vocabulário australiano, em que é uma gíria que significa algo como “mina”. Potira Rolan, 39 anos, paulista que morou na Bahia e foi estudar no Litoral Norte, juntou-se às caiçaras Nina Santinho e Cris França, ambas de 37 anos, para pegar onda. Trabalharam como instrutoras por anos em uma tradicional escola de surfe da região.

No Instagram, publicavam as fotos das viagens que faziam para explorar as ondas de lugares como Indonésia, Peru e Costa Rica e começaram a chamar a atenção. “Decidimos dar aulas de surfe em um ‘camp’, uma viagem com as meninas, aplicando conhecimento e técnica. Deu muito certo, porque não havia algo só para mulheres”, diz Rolan. Em 2016, criaram o Gals at the Sea, projeto-escola que une preparação física, aulas, treinamento e “surf camps”, dentro e fora do Brasil. “É uma nova forma de se relacionar com o mundo. Viajar, conhecer outros lugares, além de procurar boas ondas.”

Além das surfistas, três outros professores preparam as alunas, que, em geral, estão na faixa de 25 a 50 anos e começaram a surfar após os 40, e do zero.

Durante a pandemia, treinos online de preparação física e o lançamento de uma linha de moletons e camisetas mantiveram o negócio funcionando.

Mas, depois da medalha de ouro de Ítalo Ferreira na modalidade na Olimpíada deste ano, a procura pelo surfe cresceu. “Aumentou o número de escolas, ‘camps’, surfistas na praia e alunos. Virou moda fazer aula com professor”, diz Rolan.

A partir deste verão e para 2022, as “gals” esperam um mar para muito surfista, e querem levar as alunas para fora do país. As programações para Indonésia, Peru e Costa Rica já estão na lista.

DATA BASE ENSAIO

pt-br

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

2021-12-02T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282291028515737

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.