Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

CHEIA DE BRIO

A empreendedora Daniela Souza Santos criou uma marca de xampus e hidratantes para dreads e tranças, de olho em um nicho que não recebia atenção da indústria

TEXTO LETÍCIA SÉ

O empreendedorismo surgiu na vida de Daniela Souza Santos, 50 anos, a partir de sua carreira acadêmica. Apaixonada por estética, ela se formou em psicologia e artes plásticas. Depois, fez mestrado nos EUA e doutorado em Barbados, na Universidade das Índias Ocidentais, onde pesquisou a construção do padrão de beleza negra pela mídia do país. Também foi lá que fez dreads pela primeira vez.

Depois de nove anos no Caribe e já de volta ao Brasil, em 2019, ela criou a SoulBrio, empresa de cosméticos que tem como foco os produtos para cabelos trançados ou com dreads. Ao fundar a marca, seu objetivo foi preencher uma lacuna de mercado. Santos diz que, ainda nos anos 1990, via produtos para tranças em lojas da Inglaterra, onde estudava inglês na época. Mas os itens demoravam a chegar ao Brasil. “Até hoje, é comum ver marcas que criam produtos ‘para cachos e crespos’, sendo que os dois tipos de cabelo são distintos.” Ela diz que, pela falta de cosméticos adequados, não raro, a população negra acaba criando soluções caseiras para cuidar dos cabelos.

Para começar a SoulBrio, Santos foi a Nova York e trouxe uma mala cheia de cosméticos para tranças e dreads. A bagagem serviu para dar início aos testes de desenvolvimento de produtos da marca em um laboratório terceirizado, em São Paulo. No fim de 2019, a SoulBrio foi lançada na Feira Preta.

Segundo ela, cabelos com dreads e tranças requerem produtos de limpeza profunda e dispensam uso de condicionador. A marca, que também é vegana, desenvolveu seus itens pensando nessas especificidades. “O xampu para dreads tem pH 9, que ajuda a abrir a cutícula capilar e a remover a sujidade. A linha para tranças tem pH 5, mais parecido com o do cabelo, para não agredir a fibra usada na trança”, diz. Além dos xampus, há um leave-in hidratante para dreads, um spray hidratante para tranças e fragrâncias sem álcool para cabelos.

Atualmente, a marca vende em algumas lojas do Carrefour, como parte de um programa de reparação racial da rede de supermercados. Outros canais de venda importantes são o e-commerce próprio, o Mercado Livre e a loja colaborativa De Tudo Um Pouco, em São Paulo. A empresa também tem parceria com cinco salões de beleza que revendem seus produtos.

Santos explica que o nome SoulBrio une dois conceitos que têm a ver com a cultura negra. “‘Soul’ é uma palavra da língua inglesa que, na cultura norte-americana, se refere a tudo o que é negro. E ‘brio’ é um termo que os negros brasileiros que cresceram nas décadas de 1970 e 1980 ouviram dos mais velhos. Eles diziam que a gente precisava ter brio. Significa autoestima, dignidade”, afirma.

Para este ano, o plano da marca é lançar produtos específicos para cabelos crespos.

SUMÁRIO

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281638194416620

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.