Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

Um dentista empreendedor

Em dez anos, ele transformou um pequeno consultório em uma clínica de 800 m2 apostando na verticalização de serviços e na odontologia estética

Odentista Victor André de Camargo, de 31 anos, não se destaca apenas pelo seu trabalho na odontologia. Ele vem se sobressaindo também no campo dos negócios. Há dez anos, recém-formado, ele montou um pequeno consultório em Guarulhos, na Grande São Paulo. No ano passado, transferia sua clínica para um imóvel próprio com 800 metros quadrados de área construída, que ele reformou, decorou e equipou com grande capricho.

Victor atua principalmente no ramo de odontologia estética, implantes e ortodontia. E adotou a estratégia de concentrar na sua clínica todos os serviços necessários para oferecer atendimento ágil por preço competitivo e com alta qualidade.

No local, realiza exames de imagem sofisticados, como radiografia panorâmica e tomografia, e mantém um laboratório para produzir as peças usadas nos tratamentos, como próteses, lentes dentais e alinhadores transparentes para ortodontia. Embora conte com assistentes, gosta de executar todos esses serviços pessoalmente.

Manter tudo dentro da clínica foi uma estratégia adotada para reduzir custos e aumentar a eficiência. Victor conta que perdia muitos serviços por causa do tempo que os pacientes tinham para dedicar ao tratamento, com consultas na clínica, exames em outro local e produção das peças em um laboratório externo. “Muita gente desistia”, ele lembra.

Hoje, o empreendedor é capaz de fazer serviços completos, como planejar, projetar, produzir e instalar lentes em todos os dentes do paciente em um único dia. “São poucos os dentistas que fazem isso hoje no Brasil”, ele afirma.

Sem medo de investir

Para chegar a esse ponto, Victor tomou decisões arrojadas. Em 2017, por exemplo, tinha apenas o valor da entrada quando resolveu comprar equipamentos de R$ 400 mil para montar o seu próprio laboratório de próteses. Assumiu parcelas mensais de R$ 6,5 mil por vários anos. “Eu precisava fazer pelo menos seis próteses por mês para pagar a prestação”, recorda.

O investimento compensou, ele superou essa meta rapidamente e de lá para cá já comprou outros dois equipamentos do mesmo tipo. Atualmente, está se preparando para começar a prestar serviços protéticos a outros dentistas. Além disso, está montando um curso para ensinar as técnicas que emprega em sua clínica e sua visão de empreendedorismo a outros profissionais do segmento, que será oferecido no próprio local.

A maior parte das iniciativas vem sendo financiada com recursos próprios. Para acelerar a expansão do negócio, recentemente ele contratou uma linha de crédito para capital de giro. Victor emprega hoje oito pessoas, incluindo duas dentistas, e conta com cinco parceiros externos que contrata para ajudá-lo na realização de serviços especializados, como extração de dente.

A odontologia estética, conta o empreendedor, é um ramo que não para de crescer. O movimento em sua clínica aumentou mesmo durante a pandemia. “Muitas pessoas aproveitaram o tempo em casa para cuidar dos dentes”, ele afirma. “O segredo é fazer o que é certo e se colocar sempre no lugar do outro. Se você faz um bom trabalho e cobra um preço justo, sua demanda aumenta naturalmente.”

FRONT END • CULTURA

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282162180426732

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.