Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

DELIVERY ASIÁTICO

Marisol Guevara se inspirou na avó para criar o app de delivery Vou de Nekô, focado na gastronomia asiática

TEXTO REBECCA SILVA

Celebrar a tradição e promover a cultura e a culinária asiáticas foram as motivações que levaram Marisol Kiyoko Nakabayashi Cruz Guevara, 33 anos, a criar o Vou de Nekô, aplicativo de delivery de comida e produtos de países da Ásia. “O Nekô tem o papel de estimular e criar demanda para que os negócios de gastronomia afetiva prosperem”, afirma Guevara.

De origem japonesa e colombiana, a empreendedora faz parte, do lado materno, da quarta geração de japoneses que imigraram para o Brasil há mais de cem anos. Foi o contato próximo com a avó – que empreendeu com gastronomia depois dos 60 anos – que serviu de inspiração para o negócio.

Com passagens por empresas como Buscapé e Grupo Pão de Açúcar, Guevara teve a primeira incursão no empreendedorismo durante a pandemia. Tentou trabalhar com importação de produtos artesanais do Nepal, mas a subida do dólar impossibilitou o negócio. Depois, decidiu reformar a cozinha da mãe para abrir uma fábrica de produtos plant-based. Mas, quando chegou o momento de comprar os equipamentos, desistiu. Acabou indo trabalhar no James Delivery. Foi lá que a empreendedora teve contato com o setor de entregas e conheceu as histórias e as dores dos fornecedores. Depois de tentar implementar ideias que não foram aceitas na empresa, quis tentar o empreendedorismo novamente. “Tinha de haver um jeito para todo mundo ganhar: aplicativo, restaurante e entregador. Decidi tentar, em nome da minha avó”, afirma.

Ela resgatou o que tinha no FGTS e investiu em tecnologia para criar a plataforma. Com a ajuda de criadores de conteúdo, conseguiu as primeiras indicações de restaurantes. Guevara foi a cada estabelecimento para vender a ideia do aplicativo e provar os produtos. “Eu mostrava uma apresentação. Não tinha o app nem a página para se cadastrar. A comunidade me ajudou muito, apostou no projeto, indicou restaurantes, deu feedbacks”, diz.

A ideia da ferramenta é ir além do sushi, trazendo opções de restaurantes indianos, taiwaneses, tailandeses, vietnamitas, chineses e coreanos. Ao acessar o Vou de Nekô, também é possível conhecer um pouco da história do estabelecimento e de seus fundadores. O nome vem de uma tradição japonesa: o gatinho da sorte Maneki Neko, conhecido por chamar dinheiro e ajudar o comércio.

O app cobra uma taxa de 17% por pedido. Quando uma compra é realizada, o split acontece automaticamente entre o restaurante e o Nekô. Em pouco mais de um ano de operação, o negócio atingiu o break-even e já recebeu cerca de 10 mil pedidos, com tíquete médio de R$ 105. A plataforma tem quase 14 mil downloads e 60 estabelecimentos cadastrados, todos na capital paulista. “Meu sonho é digitalizar toda a Liberdade [bairro tradicionalmente asiático em São Paulo] e outros pontos da cidade, como Pinheiros, Jardins e bairros da Zona Leste”, afirma.

Em 2023, a empreendedora pretende levantar a primeira rodada de captação de investimento com anjos – para não comprometer muito o capital da empresa. Para o futuro, planeja expandir para fora de São Paulo: Guevara sonha em levar o app para Lima, no Peru, outra cidade com grande concentração de asiáticos na América Latina.

FRONT END • STARTUPS

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282222309968876

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.