Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

MOTIVO PARA SORRIR

Depois de enfrentar o racismo, a dentista Renata da Rosa abriu uma clínica focada em pessoas negras, que também faz atendimentos gratuitos

TEXTO CARINA BRITO

O desejo de trabalhar como dentista veio da família da empreendedora Renata da Rosa, 39 anos. Sua mãe era auxiliar odontológica, e ela cresceu vendo de perto o seu material de trabalho. Seguiu o sonho de criança e foi uma das primeiras alunas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a entrar no curso de Odontologia por meio de cotas raciais.

No entanto, logo descobriu que o ingresso na faculdade era apenas a primeira barreira a ser superada. “Muitos professores eram contra as cotas, e diziam que nós atrapalhávamos o ensino”, afirma a empreendedora. Ela seguiu firme nos estudos, mas continuou sentindo o incômodo ao seu redor. “Vi que o preconceito não era apenas com os alunos, mas com pacientes negros e de baixa renda, durante os atendimentos”, diz.

Depois de formada, ela tomou a decisão de abrir um negócio voltado a pessoas negras. Para juntar dinheiro, trabalhou em espaços de outros profissionais, onde precisava também lidar com o racismo dos pacientes. “Muitos reclamavam quando viam que seriam atendidos por uma mulher negra e perguntavam se tinha outro profissional disponível.”

Foi um amigo quem a ajudou a tirar o projeto do papel. Em 2018, recebeu um aporte de R$ 38 mil e inaugurou a clínica Dental Black, em Florianópolis (SC). Os primeiros pacientes eram os que ela já atendia em outros lugares, e estes foram indicando Renata para outras pessoas.

Hoje, o negócio fatura em média R$ 30 mil por mês e tem também uma frente de impacto social. Desde 2021, a empreendedora cuida gratuitamente de crianças que não têm condições de pagar por atendimento odontológico. Para encontrar os pacientes, entra em contato com líderes de associações de moradores de comunidades. “Aos fins de semana, vou com um carrinho até a casa das pessoas para fazer consultas”, afirma. Os serviços já foram oferecidos em diversas regiões de Santa Catarina.

No momento, a empreendedora está em busca de empresas, especialmente do segmento de implantes, que topem patrocinar seus atendimentos sociais. O objetivo é oferecer consultas também para idosos. “Quero devolver o sorriso para as pessoas que perderam os dentes. A falta de dentição faz com que eles não consigam se alimentar bem e ter uma boa digestão, além de diminuir a autoestima.”

SUMÁRIO

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282230899903468

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.