Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

Telma Shiraishi

“GOSTO MUITO DE DESAFIOS, DE COISAS NOVAS, DESSA MINHA FACETA EXPLORADORA. NÃO É FÁCIL EMPREENDER – PRECISA TER OUSADIA E CORAGEM”

do Aizomê

Verbos como mudar, testar e transformar fazem parte da história de Telma Shiraishi, 52 anos. Do terceiro ano de medicina, passou para publicidade e, em seguida, mudou para moda. Trabalhou com o estilista Fause Haten e se encantou pela organização que via nos desfiles – a ambientação, as comidas, as coletivas de imprensa.

Casou-se, teve filhas e, na volta ao mercado de trabalho, atuou em eventos. “Muita gente me pedia para cozinhar”, diz ela, que atendeu como personal chef antes de abrir um restaurante, em 2007, na região dos Jardins, em São Paulo.

Com o conceito slow food e capacidade para até 50 pessoas, o Aizomê tem a intenção de trazer a culinária-raiz japonesa. “Essa proposta diferenciada chamou a atenção.”

Caiu no gosto da clientela. A proximidade com o consulado, na capital paulista, e com os sabores mais tradicionais do país do sol nascente, bem como o uso das redes sociais para difundir sabores, temperos e costumes daquele país, resultou no convite para abrir, em 2019, uma unidade na Japan House, ponto de difusão da cultura japonesa. Com ambiente mais casual, tem capacidade para atender de 200 a 300 pessoas.

Até que chegou a pandemia. Enquanto a primeira unidade era reformada e se adaptava para atender por delivery, a empreendedora pediu ajuda nas redes, ao consulado japonês, colegas e clientes e criou o movimento Água no Feijão, de distribuição de obentôs (marmitas) para a população em situação de rua e os entregadores – que continua funcionando e já doou mais de 200 mil refeições.

De lá para cá, o Aizomê passou a abrigar um empório, investiu na elaboração de doces e apostou ainda mais na área de eventos. Shiraishi já está de olho também em outra área, a de educação: “Gosto muito de desafios, de coisas novas, dessa minha faceta exploradora. Não é fácil empreender – precisa ter ousadia e coragem”.

DATA BASE • CONECTADAS COM O PROPÓSITO

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282282439511020

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.