Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

CARTA AO LEITOR

MARIANA IWAKURA EDITORA-CHEFE MARIANAIWAKURA @MARI_IWAK

Até poucos anos atrás, quando falávamos de futuro do varejo, pensávamos em tecnologias chamativas, como robôs para servir clientes, vitrines interativas, internet das coisas no estoque. O futuro chegou, mas não como a gente imaginava. Fechamento repentino na quarentena, transformação digital às pressas, alta rotatividade de funcionários e ameaças de falência fizeram os varejistas recorrerem às mais diversas adaptações. Nós mostramos todas essas mudanças – e como se moldar a elas – na reportagem de capa desta edição. O tema passa por tecnologia, sim, mas também por experiência do cliente, novos formatos de negócios, desenvolvimento de pessoas e gestão financeira. Para se preparar para o futuro, é necessário recorrer às lições mais básicas de finanças.

Como o melhor jeito de aprender é na prática, trazemos muitas histórias. São empresas como Petlove, na capa da edição, MadeiraMadeira, Shopper e De Benguela, para citar algumas do varejo. Em outra matéria, contamos quem são os empreendedores e as empreendedoras da geração Z, que pautam suas trajetórias pela sustentabilidade, maior representatividade e transformação social. Eles se tornaram adultos durante crises econômicas, criaram e desenvolveram empresas em uma pandemia e serão os líderes do ambiente de negócios dos próximos anos. Mostramos ainda os startupeiros que investem nos setores imobiliário e de construção civil; e conversamos com Carolina Strobel, a advogada-conselheira-investidora que atua principalmente com startups no early stage – as estrelas de amanhã.

Enquanto fecho esta revista, me preparo para a reunião do conselho consultivo do 20º Guia de Franquias de PEGN, que será nossa edição de junho. É mais um conteúdo que a gente faz com muito esmero. Se você quer tomar boas decisões de investimento (e quem não?), não pode perder.

Um abraço,

SUMÁRIO

pt-br

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281560885122547

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.