Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

SOLUÇÕES POTENCIALIZADAS

A tecnologia está na base do negócio da MadeiraMadeira, unicórnio brasileiro especializado na venda de produtos para o lar. Desde sua fundação, em 2009, já atendeu mais de 10 milhões de clientes no marketplace e nas lojas físicas, oferecendo 3 milhões de produtos. Com sede em Curitiba (PR) e uma equipe de mais de 2,5 mil funcionários, a empresa utiliza cerca de 30 softwares desenvolvidos internamente para atender às especificidades do e-commerce e rodar o dropshipping. “Toda tecnologia que nos diferencia, como o aplicativo e o rastreio de entregas, foi criada por nós”, afirma Robson Privado, 39 anos, um dos sócios, ao lado dos irmãos Daniel Scandian, 43 anos, e Marcelo Scandian, 40. “Quando encontramos melhores soluções criadas por outros players para áreas como recursos humanos e o nosso corporativo, também adotamos.”

Durante a pandemia, especialmente entre o segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021, a empresa teve de escalar a operação devido à imensa procura por produtos de casa e decoração. Privado conta que foi preciso repensar a estrutura e os processos vitais do e-commerce. “Tivemos que olhar para o consumidor e nos tornar ominicanal, com a abertura das lojas físicas”, diz. O cliente que vai até a guide shop da startup pode conversar com o vendedor, que atua como um consultor, auxiliando-o em projetos mais complexos. É possível também usar canais mais simples e ágeis, como o WhatsApp, para esclarecer dúvidas.

Naquele mesmo período, nasceu a CabeCasa, marca de fabricação própria. A presença em vários canais vem se mostrando importante para o crescimento. Na MadeiraMadeira, segundo Privado, a tecnologia é entendida como uma ferramenta para potencializar as soluções e suprir as necessidades da operação e dos clientes. Entre as tecnologias adotadas está a inteligência artificial, que possibilita melhora nos resultados, aumento de produtividade e economia de tempo graças à automatização de processos repetitivos. A empresa começou a utilizar também recursos do ChatGPT, ferramenta de linguagem da Microsoft que vem se popularizando. “A tecnologia é mutável e por isso não podemos nos acomodar”, afirma Privado. “É preciso constante renovação para que possamos facilitar a experiência do cliente.”

DATA BASE • VAREJO DO FUTURO

pt-br

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281814288193011

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.