Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

TALENTO SE FORMA EM CASA

Os quatro últimos anos foram excepcionais para a Shopper, startup paulista fundada em 2015 que atua como supermercado online. O faturamento cresce a uma média de 100% ao ano. Em 2019, eram 150 funcionários. Em 2020, 300. Agora são 1,5 mil, a grande maioria jovens no primeiro emprego. “A empresa está num patamar muito mais alto do que no início da pandemia”, diz o cofundador Fábio Rodas, 30 anos. “Chegamos a ter fila de espera de clientes.” A dedicação das pessoas foi decisiva para a empresa superar esse gargalo. Como reconhecimento, Rodas e sua sócia, Bruna Vaz, 29 anos, presentearam cerca de 40 funcionários com ações da empresa.

Com exceção da equipe de TI, os colaboradores trabalham presencialmente, a maioria nos dois centros de distribuição da empresa, um em Osasco e outro em Ribeirão Preto, selecionando e preparando os pedidos dos clientes para serem entregues em 120 cidades. Rodas não informa o tíquete médio, mas destaca que cada compra tem em média 50 kg de produtos. A estratégia de contratar profissionais sem experiência anterior não mudou com o crescimento. “Nosso modelo de gestão de pessoas se baseia principalmente em oferecer treinamentos e proporcionar oportunidades de crescimento. Há supervisores que comandam equipes com 25 funcionários e que começaram como empacotadores.” O perfil dos candidatos também é levado em conta. Rodas diz sorrindo que busca indivíduos com “postura de missionários, e não de mercenários”. A ideia é que gostem de servir ao próximo e abracem a proposta da empresa de reduzir desperdícios, gerar economia e dar uma contribuição importante para a sociedade com o seu trabalho.

A equipe de tecnologia da informação trabalha a maior parte do tempo remotamente. Todos os sistemas são desenvolvidos em casa. As pessoas que ocupam cargos de liderança cresceram dentro do negócio. Rodas afirma preferir esse formato. “Buscar gente pronta no mercado não funciona muito bem para nós”, afirma. “O líder da Shopper tem que comandar pelo exemplo, trabalhar duro e não acreditar em atalhos para encontrar soluções de problemas.” Com esse crescimento constante da empresa, Rodas já consegue fazer a previsão para a próxima mudança importante nos negócios. Num período entre três e seis anos, a Shopper estará pronta para fazer seu IPO.

DATA BASE • VAREJO DO FUTURO

pt-br

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281904482506227

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.