Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

Pegada sustentável

Isabela Chusid, 28 anos, preocupa-se com o meio ambiente desde a infância. Ela se lembra de, aos 4 anos, sugerir que o condomínio onde morava reciclasse o lixo – proposta que foi implementada com a ajuda do padrasto.

O cuidado com o meio ambiente a acompanhou até a criação da Linus, marca de sandálias veganas e recicláveis. A empresa foi fundada em 2018, quando ela identificou que faltava no mercado um calçado que conciliasse conforto, sustentabilidade, design e preço acessível.

“Tenho hiperfrouxidão ligamentar, condição que sobrecarrega as articulações. Precisava de um calçado confortável e com curvas de apoio para os pés, mas não encontrei uma marca com os atributos que buscava.” Ela fez uma pesquisa para saber se mais pessoas se interessariam pelo produto e investiu R$ 53 mil que tinha de reserva na ideia. Cerca de seis meses depois, o projeto saiu do papel.

As sandálias são feitas de PVC, material 100% reciclável. Os plastificantes e lubrificantes foram substituídos por óleo vegetal. “Conseguimos aumentar para mais de 70% as fontes renováveis da composição, o que diminui bastante a pegada de carbono. A sandália é livre de metais pesados e ftalatos, garantindo níveis europeus de qualidade”, afirma Chusid. Todo papel e plástico produzidos pela empresa são compensados. Desde o ano passado, a Linus é uma empresa carbono negativo. A próxima meta é patrocinar condomínios para que tenham unidades de reciclagem.

Para a empreendedora, a preocupação das novas gerações com a sustentabilidade é uma das razões que garantiram o aumento de 700% do faturamento da empresa em 2020. “Contribuíram também o fato de sermos uma empresa nativa digital. Já estávamos preparados para a demanda online durante a pandemia – além disso, oferecemos um produto confortável para ficar em casa.”

Em 2022, o faturamento foi 50% maior do que o do ano anterior. O valor da sandália é de R$ 176. A Linus está disponível em 143 pontos de venda pelo Brasil e em 16 no Uruguai. A aposta agora é na expansão da internacionalização da marca, por meio do e-commerce.

DATA BASE • GERAÇÃO Z

pt-br

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282278144660979

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.