Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

Tecnologia

1. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

É um recurso poderoso para o varejista, pois permite coletar e tratar uma série de dados estratégicos que ajudam a conhecer melhor os consumidores. Com informações em mãos, o empreendedor consegue antever comportamentos e demandas, melhorar a jornada de compra, fazer companhas e promoções personalizadas, atuar com mais efetividade na retenção, converter em vendas produtos abandonados nos carrinhos, ter maior controle sobre os estoques e traçar uma estratégia adequada de precificação. “O lojista tem um ganho importante de produtividade e consegue otimizar processos repetitivos, liberando os funcionários para atuarem em atividades mais estratégicas”, diz Kelly Carvalho, da FecomércioSP.

2. REALIDADE AUMENTADA

Possibilita a criação de cenários interativos que, em muitos casos, remetem a um ambiente real. Com a tecnologia, as pessoas mergulham em cenários 3D usando óculos especiais. No varejo, gera uma aproximação maior com os consumidores, que podem visitar lojas virtuais e conhecer mais detalhadamente marcas e produtos. Mas Maurício Morgado, da FGV, faz um alerta: “Para ser útil, a realidade aumentada precisa resolver os problemas do consumidor. Antes de investir nessa tecnologia, entenda como ela vai ajudar a acabar com a dor do seu cliente”.

3. CHATBOTS

São softwares desenvolvidos para manter conversas em tempo real e bastante utilizados pelos serviços de atendimento ao cliente. Utilizam recursos de inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural, agilizando o atendimento e coletando dados dos consumidores. Funcionam 24 horas por dia e reduzem o número de ligações que envolvem contato humano. É preciso lembrar, contudo, que há clientes que não gostam de se relacionar com máquinas e até ficam irritados quando o atendimento demora. “Os chatbots são úteis para clientes que estão na boca do funil de vendas”, diz Edgard Neto, especialista em varejo do Sebrae. “Quando ele avança para dentro do funil, quase sempre sua expectativa é não falar mais com máquinas, e sim ter uma experiência customizada.”

4. SELF CHECKOUT

Há consumidores que querem entrar numa loja, comprar o produto e ir para casa sem ter que interagir com ninguém. Sentem vontade de desistir da compra apenas porque o vendedor se aproximou. O self checkout é uma solução para esse público. A pessoa entra na loja, escolhe aquilo que deseja levar, dirige-se a um equipamento disponível no local, como um simples tablet ou um totem, passa o código de barras no leitor e faz o pagamento. O atendente deve interagir somente se ela demonstrar alguma dificuldade ou solicitar auxílio. Além de reduzir os custos operacionais, o self checkout diminui o tempo de espera e oferece uma experiência positiva ao cliente. Tudo, no entanto, tem que funcionar perfeitamente, sem travamentos.

5. SOLUÇÕES ANTIFRAUDES

Com o aumento dos crimes cibernéticos em todo o mundo e a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais em 2018, que estabelece uma série de diretrizes de privacidade, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias para aumentar a segurança de seus sistemas. O crescimento das vendas online também contribui para que esse cuidado seja redobrado. O consumidor quer fazer suas compras em ambientes seguros e avalia cuidadosamente se deve ou não fornecer seus dados em ambientes que não têm selos de qualidade.

DATA BASE • VAREJO DO FUTURO

pt-br

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

2023-05-04T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/282394108777971

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.