Revista Pequenas Empresas Grandes Negocios

COMBINAÇÃO SONORA

O ator e chef Jorge Washington, de Ó Paí, Ó, usa um museu como base para montar cardápio assinado com sabor e expressões artísticas

TEXTO SHAGALY FERREIRA

Aos 60 anos de idade – mais da metade deles vividos nos palcos –, o ator baiano Jorge Washington aprimora outro talento em um espaço bem diferente: a cozinha. Desde 2017, ele mantém o projeto Culinária Musical, em Salvador (BA), no qual reúne manifestações artísticas, cardápio variado e diferentes atividades de empreendedorismo na Casa do Benin, museu de cultura africana localizado no centro histórico da capital baiana. No espaço, ele é o “afrochefe”, como se intitula, e fica responsável pelo preparo dos pratos.

O local, com capacidade para até cem pessoas, recebe, uma vez por mês, clientes interessados no cardápio assinado por ele, que costuma oferecer pratos a partir de R$ 70, com porção para duas pessoas. Entre os ingredientes há muitos itens da culinária popular local, como carne de fumeiro, banana-da-terra, mamão verde, bofe e maxixe. O acesso ao espaço custa R$ 30.

A inspiração para os preparos é antiga. Quando criança, Washington era o encarregado da família para ir à feira livre e comprar os ingredientes culinários utilizados por sua mãe, Georgina Rodrigues. Com o tempo, ele aprendeu a cortar temperos e preparar carnes para o cozimento.

“A minha culinária vem das minhas memórias”, diz. “Aprendi a cozinhar com a minha mãe e com as mais velhas do meu entorno, e fui pegando esse gosto pelo tipo de cozinha que pega as sobras e transforma em outro prato, pelo colorido, pelo cheiro, pela forma de harmonizar.”

A prática foi intensificada na convivência com os amigos do teatro. Entre uma apresentação e outra, ele preparava delícias para os colegas do Bando de Teatro Olodum, grupo artístico do qual faz parte. O hábito informal, então, começou a se transformar em um caminho para o empreendedorismo.

Além da gastronomia, o projeto é pensado para ser um ambiente de convivência. Com uma programação musical variada, os frequentadores também contam com recitais poéticos, apresentações teatrais e o Cantinho do Empreendedor, espaço para quem tem uma pequena empresa vender seus produtos, como doces e enfeites artesanais.

No ano passado, excepcionalmente, ele precisou suspender as atividades no Culinária Musical para participar das filmagens da sequência de Ó Paí, Ó, estrelado por Lázaro Ramos e com estreia prevista para o dia 15 deste mês. Washington dá vida a Matias, personagem que também aparece na primeira edição do longa, lançada em 2007. “Minha filha perguntou se eu gostava mais de atuar ou de cozinhar, mas o prazer é o mesmo para os dois”, afirma.

SUMÁRIO

pt-br

2023-11-03T07:00:00.0000000Z

2023-11-03T07:00:00.0000000Z

https://revistapegn.pressreader.com/article/281496460987631

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.