O risco como alavanca para a inclusão
A administradora baiana Jéssica Silva Rios é uma investidora de risco por natureza. Sempre ousou em suas apostas, a começar pela decisão de parar de trabalhar aos 18 anos – o que fazia desde os 14 – para estudar para o ingresso em um curso superior. Era uma ruptura e tanto, levando em conta que sua lógica familiar à época tendia a priorizar a constituição imediata de renda em detrimento dos estudos.
Já no primeiro ano da graduação em administração na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), arriscou-se a tentar uma chance em um programa de trainee da PwC que se destinava apenas a alunos do segundo ano em diante. Conseguiu a vaga. Em 2016, saiu da empresa, onde era gerente, para adentrar o universo de negócios que conciliam “retornos financeiros e retorno social”.
Assumiu uma posição de gestão no fundo de investimento de impacto VOX Capital. “Entendi que o mercado de investimentos era uma alavanca muito relevante contra as desigualdades.” Como esse viés de impacto e ESG para o setor ainda tinha poucas referências no país, “puxou” o tema para o ecossistema dos investidores.
Em 2018, tornou-se sócia da VOX. Mas outra de suas inquietações ganhou corpo: a falta de diversidade de gênero e raça entre os empreendedores de startups e de inovação no Brasil. Lançou-se então ao desafio de estruturar teses de investimento com o foco em fundadores negros. Em 2022, cofundou a BlackWin, plataforma que reúne 80 investidoras-anjo negras.
Quem recebe os aportes são startups que tenham pessoas negras no corpo societário ou na liderança. “Olhamos para negócios já estruturados, que buscam pré-seed [fase de desenvolvimento de produto] e tenham produtos testados e estabelecidos”, diz. Healthtechs estão especialmente no radar, bem como startups com soluções para empregabilidade.
Como a BlackWin aporta diretamente até R$ 100 mil por projeto, também se preocupa em “movimentar o ecossistema de pessoas e instituições aliadas”, para completar a demanda de capital dos negócios. Como pessoa física, já investiu em quatro negócios, todos sob a premissa de impacto socioambiental.
DATA BASE • PROTAGONISTAS DA MUDANÇA
pt-br
2023-11-03T07:00:00.0000000Z
2023-11-03T07:00:00.0000000Z
https://revistapegn.pressreader.com/article/282123526212847
Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.